Amitriptilina
Atenção
Este informativo tem finalidade exclusivamente didática. Ninguém deve iniciar, suspender, aumentar ou reduzir a dose desta medicação sem orientação médica.
Este informativo não substitui a leitura da bula do medicamento.
Nomes
Amitriptilina é o nome do princípio ativo da medicação, utilizado na venda de medicamentos genéricos. As medicações similares são Amytril® (Cristália) e Neurotrypt® EMS Sigma Pharma). A medicação de referência (“original”) não é mais comercializada no Brasil.
O que é?
Popularmente denominado “antidepressivo” apesar de possuir diversas outras indicações além de depressão. Trata-se de um agonista monoaminérgico do grupo dos antidepressivos tricílicos1.
Como funciona?
Seus principais mecanismos de ação são o aumento da ação da serotonina e noradrenalina, neurotransmissores cuja baixa ação está relacionada ao desenvolvimento de diversos transtornos mentais2. Além de inibir a recaptura de de serotonina e noradrenalina, possui diversos outros mecanismos de ação: antagonismo de receptores H1 (histamínico), α1 (alfa 1 adrenérgico), M1 (muscarínico) e 5HT2.
Quando é indicado?
Na bula da medicação constam indicação para depressão e enurese noturna3.
Porém outras indicações que não constam na bula incluem: fibromialgia, profilaxia de cefaleia, dor neuropática, distimia, zumbido e síndrome do intestino irritável4.
Quanto tempo demora para agir?
A melhora clínica no tratamento da depressão não é imediata, mas sim progressiva e cumulativa ao longo do tempo. É esperado que ocorra uma melhora significava após 4 semanas de uso no tratamento da depressão, ainda que a pessoa possa perceber resposta desde a primeira semana de uso5.

Como devo utilizar?
A dose desta medicação no tratamento da depressão varia de 75 a 300mg ao dia6.
No tratamento de dor e profilaxia da enxaqueca normalmente são utilizadas doses menores do que as doses antidepressivas6.
Pode ser tomada em dose única diária, normalmente pela noite devido a ação sedativa da medicação. Entretanto pode ser dividia em mais de uma tomada diária6.
Quais são os efeitos colaterais?
Parte dos efeitos colaterais surgem e desaparecem ao longo das duas primeiras semanas de uso da medicação7.
Os efeitos colaterais mais comuns são boca seca, constipação, visão borrada, tonturas, hipotensão e fadiga4.
Não se trata de medicação “tarja preta” e não provoca dependência química7.
É relacionado a ganho de peso a curto (+1,52 Kg) e a longo prazo(+2,24 Kg)8.
Para a lista completa de efeitos colaterais, consulte a bula da medicação.
Quer saber mais? Link para o meu canal no youtube:
https://www.youtube.com/@otomdapsiquiatria
Referências
- GHAEMI, S. N. Clinical Psychopharmacology: principles and practice. New York, NY: Oxford University Press, 2019.
- STAHL, S. M. Stahl’s Essential Psychopharmacology: Neurocientific Basis and Pratical Applications. 5th Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2021.
- https://pro.consultaremedios.com.br/bula/tryptanol
- CORDIOLI, A. V.; GALLOIS, C. B.; ISOLAN, L. Psicofármacos: consulta rápida. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
- HORMAZABAL, L. et al. Cianopramine and amitriptyline in the treatment of depressed patients – a placebo-controlled study. Psychopharmacology, 2004.
- STAHL, SM. Fundamentos de psicofarmacologia de Stahl: guia de prescrição.
6ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2019. - TAYLOR, DM; BARNES, TRE; YOUNG, AH. The Maudsley Prescribing Guidelines in Psychiatry. 14th Edition. New York,NY: Wiley Blackwell, 2021.
- GILL, H. et al. Antidepressant Medications and Weight Change: a Narrative Review. Obesity, 2020.