Transtorno de compulsão alimentar
(ou “binge eating”)
O que é?
Pessoas com este transtorno apresentam frequentes episódios de compulsão alimentar, durante os quais ingerem uma grande quantidade de alimentos em um curto período de tempo.
Quais são os sintomas?
Os episódios de compulsão alimentar são períodos de até 2 horas durante as quais a pessoa come uma quantidade de comida muito maior do que o normal, come mais rapidamente, continua comendo sem sentir fome e após se sentir cheia (normalmente continua comendo até se sentir mal ou “estufada”) e o faz escondido por vergonha dos outros.
Durante a ingestão de alimentos a pessoa sente que perdeu o controle e, após terminar, se sente culpada/envergonhada/enojada consigo mesma. Tais episódios ocorrem ao menos 1 vez por semana por ao menos 3 meses para se considerar o diagnóstico.
Diferentemente da bulimia nervosa, a pessoa não induz o vômito e não realiza algum outro comportamento compensatório (como realizar jejum, usar laxantes, diuréticos, fazer exercícios extenuantes, etc).
Não é transtorno de compulsão alimentar
- Sentir necessidade de comer o tempo todo.
- Comer para aliviar a ansiedade.
- Comer grandes quantidades de comida durante as refeições de rotina (café da manhã, almoço, jantar).
- Ter fissura por doces.
- Comer muito em festas, buffets ou em restaurantes de rodízio.
Como a doença surge e evolui?
Tipicamente (mas não obrigatoriamente) os sintomas se iniciam na adolescência e em adultos jovens. Na maior parte dos casos possui uma evolução boa, pois 50% das pessoas não terão mais sintomas após 6 meses e 80% estarão livres da doença em 5 anos1. Entretanto outros casos podem evoluir para bulimia nervosa.
Como é o tratamento?
O tratamento ideal será realizado por vários profissionais de saúde, incluindo psicólogo, nutricionista e psiquiatra.
Poderão ser prescritas medicações para reduzir a compulsão alimentar, como fluoxetina e topiramato. Também poderão ser prescritas medicações para o tratamento de comorbidades psiquiátricas (como depressão e transtornos de ansiedade).
Quer saber mais?
Faça uma assinatura no site Educapsy de cursos sobre psicologia e psiquiatria, onde há um módulo dedicado aos transtornos alimentares confeccionado por mim: https://go.hotmart.com/W43320850P
Busque “compulsão alimentar” e “msdmanuals” ou acesse o link:
Quer saber mais? Link para o meu canal no youtube:
https://www.youtube.com/@otomdapsiquiatria
Referências
- SADOCK B.J. et al. Kaplan & Sadock’s Comprehensive Textbook of Psychiatry. 10th Edition. Philadelphia: Wolters Kluwer, 2017.
- APA. Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ª Edição. Porto Alegre: Artmed 2014.
- SADOCK, B.J. Compêndio de psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2016.