Lamotrigina
Atenção
Este informativo tem finalidade exclusivamente didática. Ninguém deve iniciar, suspender, aumentar ou reduzir a dose desta medicação sem orientação médica.
Este informativo não substitui a leitura da bula do medicamento.
Nomes
Lamotrigina é o nome do princípio ativo da medicação, utilizado na venda de medicamentos genéricos e manipulados. Nomes comerciais de similares incluem: Nortrigin® (Meizer UCB Biopharma), Lamitor CD® (Torrent), Neural® (Cristália) e Forlut® (Biolab Sanus). A medicação de referência (“original”) é o Lamictal® (GSK).
O que é?
Popularmente denominado “anticonvulsivante” e “estabilizador do humor” apesar de possuir outras indicações além da epilepsia e do transtorno bipolar. Trata-se de um antagonista de canais sódio, cálcio e potássio sensíveis à voltagem1.
Como funciona?
O resultado final de seu mecanismo de ação é a redução da ativação de neurônios e circuitos neuronais que estejam excessivamente ativos, como aqueles relacionados à epilepsia1. Também reduz a ação do glutamato, o que talvez explique sua ação em outros transtornos além da epilepsia1.
Quando é indicado?
Na bula da medicação consta indicação para convulsões e epilepsia2.
Porém outras indicações que não constam na bula incluem: prevenção de recaídas no transtorno afetivo bipolar, depressão bipolar, dor neuropática e dor crônica, uso adjuvante (como “potencializador”) para esquizofrenia, episódio maníaco agudo e depressão3.
Quanto tempo demora para agir?
A melhora clínica não é imediata, mas sim progressiva e cumulativa ao longo do tempo. Como demoram 6 semanas somente para se atingir a dose alvo da medicação (normalmente 200mg/dia), o efeito terapêutico da medicação também é demorado.
Como devo utilizar?
Para tratamento de quadros psiquiátricos e em pacientes que não utilizam medicações que interagem com a lamotrigina (como ávido valpróico e carbamazepina), a dose típica desta medicação é de 200mg ao dia2.
Para tratamento da epilepsia podem-se utilizar doses de até 700mg ao dia3.
Quando não há nenhuma interação medicamentosa importante, é iniciada dose de 25mg ao dia na 1ª e 2 semanas; 50mg ao dia na 3ª e 4ª semanas, 100mg ao dia na 5ª semana e 200mg ao dia na 6ª semana em diante3. Esta velocidade lenta de introdução da medicação é indicada por conta do risco de erupções cutâneas (surgimento de manchas vermelhas pelo corpo). Caso isto ocorra, entre em contato com o seu médico!
Pode ser tomada em dose única diária ou dividido em duas tomadas, normalmente pela noite devido ao efeito sedativo leve da medicação,3.
Pode ser ingerido com ou sem alimentos2.
Quais são os efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais mais comuns (que ocorrem em mais de 10% dos pacientes) são: dor de cabeça e erupções cutâneas2.
Vicia? Engorda? Deixa dopado?
Não se trata de medicação “tarja preta” e não provoca dependência química2,3.
Não é esperado ganho ou perda de peso com esta medicação2,3.
Não é esperada sedação excessiva ou sensação de estar “dopado com esta medicação,3.
Quer saber mais? Link para o meu canal no youtube:
https://www.youtube.com/@otomdapsiquiatria
Referências
- STAHL, S. M. Stahl’s Essential Psychopharmacology: Neurocientific Basis and Pratical Applications. 5th Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2021.
- https://br.gsk.com/media/6285/l1472_lamictal_com_gds48_ipi25.pdf
- STAHL, S. M. Stahl’s Essential Psychopharmacology: Neurocientific Basis and Pratical Applications. 5th Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2021.