Venvanse e Juneve

Atenção

Este informativo tem finalidade exclusivamente didática. Ninguém deve iniciar, suspender, aumentar ou reduzir a dose desta medicação sem orientação médica.

Este informativo não substitui a leitura da bula do medicamento.

Nomes

Lisdexanfetamina é o nome do princípio ativo da medicação, mas atualmente não são comercializados genéricos ou manipulados. A medicação de referência (“original”) tem nome comercial Venvanse® (Janssen-Cilag), que também comercializa o mesmo fármaco sob o nome de Juneve® (Janssen-Cilag). Não há nenhuma diferença entre o ambos fora a embalagem da medicação.

O que é?

Popularmente denominado “psicoestimulante”, trata-se de uma anfetamina1.

Como funciona?

Os principais resultados finais de seu mecanismo de ação são o aumento da ação da noradrenalina e da dopamina, neurotransmissores cuja ação está baixa em pessoas com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)1. A medicação também irá provocar aumento da síntese de fator neurotrófico derivado do cérebro, uma molécula importante para a manutenção e criação de novas sinapses e preservação dos neurônios1.

Quando é indicado?

Na bula da medicação constam indicação para TDAH e transtorno da compulsão alimentar2.

Porém outras indicações que não constam na bula incluem: depressão resistente ao tratamento, narcolepsia e queda de libido induzida por antidepressivos3.

Quais sintomas serão tratados?

A melhora proporcionada pela medicação irá depender do seu diagnóstico. É esperado que ocorra melhora da concentração, redução de hiperatividade, redução de impulsividade, redução do apetite e comer compulsivo, melhora de fadiga física e mental e redução de sonolência diurna3.

Quanto tempo demora para agir?

No tratamento do TDAH, narcolepsia e sonolência diurna excessiva, o início de ação pode ocorrer entre 20 e 60 minutos e, a duração da ação, de até 13 horas4. Tais valores devem ser viscos com cautela, pois podem variar de acordo com a dosagem da medicação e com o organismo do paciente.

Já no tratamento da depressão a melhora pode demorar semanas para ocorrer2.

Como devo utilizar?

A dose desta medicação varia de 30 a 70mg ao dia. Em situações especiais, pode-se utilizar doses menores ou maiores4.

Pode ser tomada em dose única diária, normalmente durante a manhã para evitar a ocorrência de insônia3.

Pode ser ingerido com ou sem alimentos2.

É uma medicação que, dependendo de sua indicação, pode ser utilizada diariamente, somente nos dias úteis ou somente se necessário de forma que é fundamental conversar com seu médico qual a frequencia de uso indicada no seu caso3.

Quais são os efeitos colaterais?

Dados da literatura apontam que 8 a 27% dos adultos sentem redução de apetite e 13 a 27% sentem insônia5, sendo estes os efeitos colaterais que ocorrem em mais de 10% dos pacientes adultos. Diversos outros efeitos colaterais ocorrem com frequência menor2.

Engorda? Vicia? Deixa dopado?

Segundo estudos citados na bula da medicação, os adultos perdem em média 5,8kg com 12 semanas de uso do fármaco2.

Trata-se de uma medicação “tarja preta”, que pode causar dependência química e psicológica. É fundamental utilizar o fármaco exclusivamente como orientado pelo seu médico para que não ocorra criação de vício.

A medicação não provoca sonolência, muito pelo contrário, possui clara ação em reduzir o sono, cansaço e fadiga1. Entretanto, alguns pacientes que abandonam a medicação o fazem por relatar se sentirem diferentes, fora de sua personalidade normal, sem vida ou se sentindo como se fossem um zumbi6. A presença de tais efeitos colaterais são um sinal de que a dose da medicação está muito alta e precisa ser reduzida.

Quer saber mais? Link para o meu canal no youtube:
https://www.youtube.com/@otomdapsiquiatria

Referências

  1. STAHL, SM. Stahl’s Essential Psychopharmacology: Neuroscientific Basis and Practical Applications. 5th Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2021. ­­
  2. https://assets-dam.takeda.com/image/upload/legacy-dotcom/siteassets/pt-br/home/what-we-do/produtos/Venvanse_Bula_Profissional.pdf
  3. STAHL, SM. Fundamentos de psicofarmacologia de Stahl: guia de prescrição.
    6ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2019.
  4. TAYLOR, DM; BARNES, TRE; YOUNG, AH. The Maudsley Prescribing Guidelines in Psychiatry. 14th Edition. New York, NY: Wiley Blackwell, 2021.
  5. https://www.uptodate.com/contents/lisdexamfetamine-drug-information?search=lisdexanfetamina&source=panel_search_result&selectedTitle=1~20&usage_type=panel&kp_tab=drug_general&display_rank=1
  6. BRINKMAN, WB et al.. Reasons Why Children and Adolescents with ADHD Stop and Restart Taking Medicine. Acad Pedriatr, 2018